domingo, 13 de julho de 2014

Existe uma idade certa para começar a estudar piano?

Pessoas de qualquer idade podem aprender a tocar piano. Exceto por algumas doenças adquiridas na velhice, ser mais velho não interfere no aprendizado. Apenas, talvez, no rendimento (veja no blog: Em quanto tempo estarei tocando?).

Crianças menores de 6 anos, e ainda não alfabetizadas, recebem uma aula especializada, com um desenvolvimento programático adequado à sua faixa etária (veja, também: Musicalização: aula ou brincadeira?).

Pessoas com necessidades especiais necessitam de professores com treinamento específico para lidar com essas características. 

Começar a estudar cedo só é relevante quando há pretensões profissionais envolvidas: o curso de Bacharelado em Música, ao contrário das demais profissões acadêmicas, não aceita alunos iniciantes, requerendo (através de provas específicas no vestibular) um treinamento prévio que gira em torno de 8 anos para piano erudito. 

Assim, uma pessoa que queira entrar na Faculdade de Música aos 18 anos (idade comum para os outros cursos), teria que ter iniciado os estudos de piano, pelo menos, aos 10 anos de idade.

Não havendo nenhum prazo para pressionar a velocidade do seu desenvolvimento, você pode fazer o curso no seu ritmo, adequando-o ao seu tempo livre e às suas prioridades. Só tome cuidado: muitas vezes, um ritmo flexível demais e sem metas/objetivos vai desanimando o aluno, que, com poucos e demorados progressos, acaba avaliando negativamente o custo-benefício do curso e desistindo.

Foto tirada por meu pai, em 10/01/1972, quando eu tinha dez meses de vida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário