quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como saber se a música está pronta?

Em casa, dificilmente conseguimos reproduzir as circunstâncias que enfrentaremos numa apresentação, onde vários fatores influenciam o nosso desempenho (veja, também, no blog: 5 razões porque tocamos melhor em casa). Assim, como saber que estudamos o suficiente para deixar a música pronta?

Na verdade, essa certeza nunca existirá: em qualquer momento, por diversas razões diferentes, podemos perder a concentração ou nos abalarmos emocionalmente, comprometendo nossa performance.

Além de desenvolver esse controle emocional (falarei sobre isso num outro post), a maneira mais eficaz de diminuir a chance de alguma coisa sair errado é, mesmo, estudar mais. 

Quando você estiver tocando perfeitamente em casa, já na primeira tentativa, experimente pianos/lugares diferentes (salas de aula, salas de estudo, casa de amigos/parentes, teatros, auditórios, etc.). Participe de apresentações ou organize você mesmo: toque para seus pais, irmãos, amigos, vizinhos, namorado(a), cônjuge e qualquer pessoa que possa fazer público. 

Durante sua masterclass no 10º Festival de Música de Londrina, em 1991, a grande pianista Yara Bernette (1920 - 2002) deu uma sugestão curiosa sobre a questão: calcule a média de horas que você dorme e coloque o despertador para te acordar exatamente no meio do sono (quem costuma dormir oito horas por dia e for deitar às 23h, por exemplo, deve colocar o despertador para as 3h). Imediatamente se levante, vá até o piano e toque: se não errar nada é porque a música está pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário