sexta-feira, 4 de abril de 2014

É preciso ter um talento especial para aprender a tocar?

Geralmente, a maioria das pessoas costuma atribuir habilidades especiais (quase "divinas") aos praticantes de atividades artísticas, como se algum ente superior tivesse escolhido uns poucos predestinados para exercer essas funções na sociedade.

Na verdade, assim como qualquer outra atividade, Música também se aprende. Essas "facilidades" inatas podem ajudar no desenvolvimento, mas não determinam se a pessoa irá ou não aprender alguma coisa. O estudo e a persistência são muito mais eficazes nesse processo.

Assim, um aluno persistente, mesmo com dificuldades, consegue, ao longo do tempo, melhores resultados do que um aluno talentoso e preguiçoso, que não utiliza seu potencial.

Aliás, a melhor definição de "talento" que eu conheço está no filme "Vem Dançar" (Take the Lead - 2006/EUA): baseado na história real do professor de dança Pierre Dulaine, que se propôs a dar aulas de dança de salão a alunos de uma escola pública, na periferia, que eram isolados da turma por mau comportamento. Uma jovem, boa aluna, sonhava em aprender a dançar e assistia as aulas, mas não participava por considerar-se sem talento. Ao revelar isso ao professor, este faz uma expressão séria e questiona se ela realmente amava a Dança e se faria qualquer coisa para saber dançar. Diante da resposta afirmativa da aluna, ele diz: "Então você TEM talento!" (veja, também, no blog: O que é TALENTO?).

A vontade de aprender alguma coisa supera qualquer habilidade pouco desenvolvida, mesmo que leve mais tempo.

Crianças-prodígio, como Mozart e vários outros casos mostrados nos meios de comunicação, são exceções que não devem ser usadas como parâmetro.

Extroversão, empatia, carisma e sensibilidade (principalmente quando precoces) são características supervalorizadas no meio artístico, mas não são determinantes no início do aprendizado musical. Tocar um instrumento pode ser um meio divertido de desenvolver e aprender a manifestar essas características.

"Franz Liszt ao Piano" (caricatura da época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário