Mostrando postagens com marcador piano popular. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador piano popular. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Devo estudar Piano Erudito ou Popular?

Quando iniciei meus estudos de piano em 1980, aos oito anos de idade, sequer existia o curso de piano popular nos conservatórios e escolas de música: era preciso fazer aula particular com algum pianista do ramo. Qualquer música fora do repertório erudito (veja, também, neste blog: O que é Música Clássica/Erudita?) era também escrita e arranjada (notas e ritmo do acompanhamento estabelecidos) para quem se interessasse em tocar outro tipo de música no piano.

Porém, além de dificilmente ser confiável (devido a versões simplificadas e erros em geral), esse tipo de material (ainda utilizado por professores não especializados em piano popular) pode, até, satisfazer a vontade do aluno, mas não lhe fornece as informações necessárias para tocar em grupo (banda), acompanhar alguém, tirar uma música de ouvido, improvisar e criar seus próprios arranjos (situações corriqueiras para quem, realmente, toca piano popular).

Hoje em dia, já é possível encontrar um vasto material especialmente voltado para piano popular, não sendo mais obrigatório estudar primeiro erudito (como antigamente) para aprender a tocar.

Mesmo assim, ainda há a crença que é "melhor" estudar piano erudito, mesmo quando se quer tocar popular, pois "quem toca erudito, consegue tocar popular, mas o inverso não". Apesar do piano erudito ser muito mais exigente nos detalhes e no preparo técnico, e alguns pianistas populares estudarem peças eruditas (especialmente Bach e Czerny) para aprimorar a sua técnica, essa afirmação não condiz com a verdade: cada um desses estilos necessitam de um treinamento específico (que não são ensinados no outro) para serem corretamente executados.

Portanto, um pianista formado em erudito não saberá fazer vários procedimentos específicos de piano popular, mesmo com uma técnica mais desenvolvida.

Aconselho a escolha do curso de piano erudito apenas às pessoas que tem interesse em conhecer o estilo mais profundamente ou às que já tem uma vivência com esse tipo de música (sabem do que se trata e gostam de ouví-lo) e desejam tocá-lo. Crianças podem ser introduzidas pelo professor, mas dificilmente prosseguirão no curso se também não forem incentivadas a apreciá-lo em casa.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Qual a diferença do curso de Teclado e de Piano Popular?

A maioria das pessoas não sabe, ao certo, a diferença entre os cursos de Teclado e de Piano Popular. Pensam que, para tocar teclado, precisam fazer o curso específico. Para entender a questão, é preciso, antes, saber a diferença entre os dois instrumentos.

O teclado, além de ser uma versão eletrônica do piano, também possui timbres diferentes (sons de outros instrumentos), ritmos para acompanhamento e diversos outros recursos e facilidades adicionais. 

O curso padrão de Teclado ensina a tocar utilizando o sistema de acompanhamento automático que os modelos arranjadores possuem: a mão direita toca a melodia (parte principal da música, na grande maioria das vezes feita por uma voz solo) e a mão esquerda toca acordes (três ou mais notas juntas) de acompanhamento. O teclado faz o resto sozinho: a bateria (ritmo), o contrabaixo e diversos outros instrumentos automaticamente, simulando uma banda completa. Com essa função ativada, fica bem mais fácil aprender qualquer música, porque diminui bastante o trabalho a ser feito, que, num piano, seria muito maior. O curso é, assim, um pouco enganoso: a maioria dos elementos sonoros não está sendo feita diretamente pelo executante. 

Cada instrumento musical tem uma função no arranjo (elaboração da parte de cada um). Se o teclado fizer todas essas funções, não haverá espaço para outros tocarem com ele. Ou seja, fazendo o curso de Teclado, o aluno somente aprenderá a tocar sozinho, sempre usando os auxílios eletrônicos. Assim, numa banda, mesmo usando um teclado, o tecladista toca da maneira ensinada no curso de Piano Popular. 

Tocar teclado, para quem JÁ toca piano popular, é apenas uma questão de se adaptar às teclas mais leves e aos recursos eletrônicos disponíveis quando necessário. Porém, para a execução de obras do repertório erudito (música clássica) o teclado não serve, devido à sua extensão menor (quantidade de teclas) e, principalmente, à sua mecânica leve que não corresponde ao controle necessário para a grande variação sonora e a proficiência técnica exigidas para tocar esse estilo de música (veja, também, neste blog: O que é Música Clássica/Erudita?).

Já para alguém que NUNCA tocou piano, é preciso, primeiramente, desenvolver toda a base técnica/motora para tanto. Por isso, o aluno deveria, antes de aprender a utilizar-se dos recursos eletrônicos, iniciar seu aprendizado no curso de Piano Popular (até mesmo se for para aplica-lo num teclado). Será mais difícil e levará mais tempo, mas ele aprenderá a TOCAR de verdade!